09/05/2012

Bullying


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

Para completar , entrevistei uma pessoa que sofreu bullying:


Onde aconteceu ?

Tudo começou numa escola nova 4 anos atrás .

Como aconteceu ?

Havia gente mentida na escola, que me zoavam por fato de ser loira e de  andar um pouco torto por causa de um problema que eu tenho que é bem pequeno q afeta o modo de andar e por fato de usar oculos, eu era zoada e apelidada de muitas formas e era excluida de trabalhos em grupo e até hoje sou, eleas achavam q eu tinha alguma doença contagiosa e talz e toda vez q toco nelas, elas limpavam o local onde eu toquei eu só tenho alguns problemas q são pequenos e que não me afetam .

Como superou ?

Acreditando que tudo ia passsar e mais pelo menos parte de tudo acabou, e sempre dizia Stay Strong e hoje eu nem ligo o que as pessoas dizem, pra que ter amigos falsos e metidos se tem as Beliebers (fãs de Justin Bieber) e as Lovatics (Fãs de Demi Lovato)te apoiando e te ajudando e tendo algo que senti falta por 4 anos, ainda sou zoada só que dessa vez por fato de ser Belieber e sou chamada de "justin biba" é o pior apelido q tive a minha vida toda, mais nem ligo, eu me orgulho ser uma Lovatic e uma Belieber, eu não tenho medo de dizer que amo o Justin Bieber e nem vergonha, pois foi ele que me ensinou que nada é impossivel e que basta acreditar e correr atras dos meus sonhos e a Demi me ensinou a ser forte e contei com a ajuda da minha mãe esse tempo todo, eu sofria de mais com o bullying antes e pensava em me matar e tal , mas não me matei pelo  Justin e por outras pessoas e hoje eu tenho uma familia incrível que passa pela mesma coisa todos os dias, que são as Beliebers e Lovatics são grandes familias de qual eu tenho orgulho e que sou muito apegada e amo muito eles e elas, por isso eu digo não ao bullying sempre, é crime .

Qual é a sua mensagem pra quem sofre bullying ?

Pra você que sofre de bullying, faça como eu, não mantenha isso em segredo, conte a sua mãe o que está acontecendo que ela pode te ajudar, como a minha mãe me ajudou, e ela deu palestra na escola onde eu estudava o ano passado, e foi ela que descobriu algo que eu não sei até hoje, era uma ameaça de morte, ai a minha mãe tomou a providencia e está tudo bem e não fique parada, procure ajuda, peça ajuda imediatamente, não adianta ficar depressivo e tal e ficar se cortando, pois se cortar nunca é a resposta, e se você pensa em se matar, pare de pensar e sorria e ignore aqueles que te chingam e que te enchem o saco ou que praticam o bullying com você e talz  e procure uma solução e diga não ao bullying"


B.K - 13 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário